10 Sinais de stress no cuidador:
1. Depressão - os sintomas incluem tristeza constante, sentimentos negativos e aumento do choro.
2. Afastamento - pode ocorrer se estiver deprimido. Pode não querer ver a família e os amigos, ou pode deixar de participar em atividades que costumava realizar e gostar.
3. Ansiedade - pode se sentir-se ansioso para fazer certas atividades, ou sentir que não tem tempo suficiente para as realizar.
4. Raiva - pode começar a gritar com as pessoas que lhe são mais próximas, ou ter dificuldade em controlar seu temperamento com outras pessoas. Os cuidadores muitas vezes ficam com raiva das pessoas que cuidam, porque estão a sacrificar as suas próprias vidas para cuidar deles. Sentir-se irritado com os familiares por não ajudar também é comum.
5. Perda de concentração - está constantemente a pensar na pessoa que necessita dos cuidados e tudo o que precisa fazer. Como resultado sente dificuldade em se concentrar em casa ou no trabalho.
6. Mudanças nos hábitos alimentares - pode resultar em ganho ou perda de peso, bem como aparecimento de doenças.
7. Insónia - pode sentir-se cansado, mas não conseguir dormir. Pode não se sentir cansado, mesmo que o seu corpo esteja cansado. Pode também pode acordar a meio da noite ou ter pesadelos e sonhos stressantes.
8. Exaustão - acordar e sentir que não pode sair da cama apesar de uma boa noite de sono evidencia problemas.
9. Beber ou fumar - aumento dos hábitos tabágicos e alcoólicos ou iniciar os mesmos hábitos pela primeira vez.
10. Problemas de saúde - pode ficar com gripe ou constipação com mais frequência do que o habitual. Isso é particularmente comum em cuidadores que não cuidam de si mesmos.
Lembre-se de que não pode cuidar de ninguém se estiver doente,
portanto é crucial conhecer os sinais de stress para aprender a lidar
com eles.
|Fonte: Dailycaring.com|