Checklists / Listas para ensinar, lembrar e relembrar
Aprenda passo a passo com as checklists da Comunidade PrimeSenior.com. São listas de verificação para que nada fique por fazer ou alertar quando está na altura de certa actividade.
Principal objetivo: saber fazer/checkar/confirmarA doença de alzheimer é um dos tipos de demências que mais prevalece na população idosa. É importante saber identificar quais os sinais que estão associados e ficar alerta quanto à prevalência dos mesmos.
Principal objetivo: saber-fazer/checkar algo/confirmarQuando visita a casa dos seus pais, é a oportunidade perfeita para reservar algum tempo para verificar, discretamente, se há sinais de que eles ainda estão bem ou se estão a começar a precisar de ajuda.Lembre-se de manter o seu “trabalho de detetive” discreto, para não se arriscar a colocar os seus pais na defensiva ou fazer com que eles mudem o seu comportamento. O seu objetivo principal é observar tranquilamente e tomar notas. Depois de entender “o panorama geral”, pode iniciar uma conversa informada sobre as alterações que precisam ser feitas.Arquive as suas anotações para que possa consultá-las no futuro. Mesmo que tudo esteja bem agora, ter um registo, de como as coisas aconteceram no passado, ajudará a acompanhar as mudanças no futuro.Em geral, procure sinais de problemas com habilidades de pensamento, visão e atividade física.
Consulte um conjunto de 11 perguntas que os familiares/ cuidadores poderão usar para determinar, ou não a perda auditiva de pessoas idosas. As questões devem de serfeitas à pessoa idosa e as respostas devem ser apenas respondidas pela pessoa a quem se destinam.
Principal objetivo: saber fazer/checkar/confirmarPara que o meio envolvente não seja um entrave para a realização correta de mobilizações, e de modo a evitar lesões tanto no cuidador como pessoa a ser mobilizada importa ter em conta alguns aspetos.
As transferências são movimentos realizados com o intuito de
mobilizar uma pessoa de um local para outro. Estes movimentos adquirem
uma importância elevada e ajudam a minimizar algumas consequências menos
positivas para a pessoa idosa, como o caso das úlceras de pressão.
Saber realizá-las corretamente é muito importante, não só para evitar
lesões na pessoa idosa, como também para o próprio cuidador.
As transferências são movimentos realizados com o intuito de
mobilizar uma pessoa de um local para outro. Estes movimentos adquirem
uma importância elevada e ajudam a minimizar algumas consequências menos
positivas para a pessoa idosa, como o caso das úlceras de pressão.
Saber realizá-las corretamente é muito importante, não só para evitar
lesões na pessoa idosa, como também para o próprio cuidador.
As transferências são movimentos realizados com o intuito de mobilizar uma pessoa de um local para outro. Estes movimentos adquirem uma importância elevada e ajudam a minimizar algumas consequências menos positivas para a pessoa idosa, como o caso das úlceras de pressão. Saber realizá-las corretamente é muito importante, não só para evitar lesões na pessoa idosa, como também para o próprio cuidador.
A mobilização na cama resume-se a mudança de posição (na cama) com ou sem possibilidade de ajuda da pessoa idosa.Os
objetivos das mobilizações são: melhorar a capacidade respiratória, a
mobilidade, prevenir complicações circulatórias, manter a pele sem
feridas e providenciar o bem-estar.
A mobilização na cama resume-se a mudança de posição (na cama) com ou sem possibilidade de ajuda da pessoa idosa.Os objetivos das mobilizações são: melhorar a capacidade respiratória, a mobilidade, prevenir complicações circulatórias, manter a pele sem feridas e providenciar o bem-estar.
A toma de medicação é algo importante, no entanto, uma tarefa que por vezes se torna difícil tendo em conta a situação da pessoa idosa. Com tantas tarefas e responsabilidades que os cuidadores têm, por vezes acabam por cometer alguns erros inconscientemente. Para minimizar esses erros e ajudar os cuidadores de idosos a sentirem-se mais libertos, elaboramos este documento para auxiliar.
As úlceras de pressão são mais frequentes em pessoas com baixa mobilidade, como o caso de pessoas acamadas. De modo a prevenir o aparecimento das mesmas e de todas as consequências que advêm, existem algumas boas práticas que devem de ser adotadas, tais como: