ENTRAR
registo | recuperar palavra-passe
x
Por favor preencha o seu email
Por favor preencha a sua password
Password e/ou email inválidos
Entrar com GOOGLE
0
PERGUNTA / PARTILHA
156
INFORMAÇÃO
611
EVENTO
27
VALÊNCIA
24536
SERVIÇO
4955
PRODUTO
11
CONSULTOR
87
Boa tarde, um lar legal tem no mínimo quantas pessoas?
por: Marina Joana Bessa
Reforço da pergunta...
A minha família está interessada em receber idosos de dia e de noite mas deseja que sejam no máximo cinco. O que é necessário fazer? Um é Enfermeiro e outra trabalha em com idosos desde muito nova.
Submter Resposta
Respostas
Total de Respostas: 7
por: Soraia Martins
Bom Dia,

O que pretendem é ser família de acolhimento? Devem dirigir-se à segurança social e manifestar esse interesse. Eles depois é que vos mandam idosos.

por: Maria João Meireles
Marina,
 
Acolher na Vossa casa? Ou em instalações próprias?

Atenção que acima de 4 idosos é considerado lar de idosos e as exigências e obrigações são as mesmas (falando em grosso modo) para um lar de 4 ou 10 idosos. É necessário fazerem as contas e ver até que ponto compensa, relação despesa - lucro ...

por: João Miguel Silva
Tenha atenção às condições da casa, nomeadamente barreiras arquitetonicas.

Tenho uma amiga que tem 3 idosos e já teve fiscalização e passou-se tudo bem. Outra tinha 4 e apanhou uma grande multa pois foi considerado lar ilegal, para além de ter tido ordem para encerrar.

Ou os idosos pagam muito bem ou então não compensa.

por: Natália Antunes
Aconselho-a a marcar uma reunião na sua delegação de Segurança Social e informar-se bem.

Em tempos tinha uma ideia parecida e quando fui à Segurança Social a técnica disse-me que as famílias de acolhimento ou eram pela Segurança Social, ou não existiam. A realidade é que se ler a legislação de família de acolhimento não existe qualquer referência às famílias de acolhimento a nível particular, mas também não existe nenhuma referência a dizer que não é permitido.

Tenho conhecimento de algumas a nível particular, que inclusivé, já foram fiscalizadas e continuaram a funcionar, já outras foram encerradas e com grandes multas a pagar.

Eu na altura preferi não arriscar, pois a intenção era ganhar dinheiro e não perder.

Quando for à Segurança Social peça que lhe dêem comprovativos, no caso de lhe dizerem que é possível, pois no futuro em caso de fiscalização poderá ser-lhe útil.

Boa sorte.

por: Lara Margarete Cardoso
Marina Joana Bessa,

De acordo com a legislação dos lares de idosos " A capacidade máxima da estrutura residencial é de 120 residentes, não podendo ser inferior a 4 residentes". Abaixo de 4 idosos não é considerado lar de idosos, mas sendo = 4 fica-se na dúvida... É certo que poderá ser uma questão de interpretação e nesse caso dependerá da pessoa que for fiscalizar, caso chegue a esse ponto ...Tendo em conta a legislação eu, no seu caso, não arriscaria a ter mais de 3 idosos (mas eu gosto de jogar pelo seguro...).

Depois importa ter em conta que a casa que vai acolher os idosos tem de ser uma casa "minimamente adaptada" e com condições de segurança.

Outra questão, também importante, é a questão de pagar os impostos sobre o valor que receber dos idosos, sendo que este valor não é todo lucro...

Quanto à possibilidade de ter idosos em casa, ou seja uma família de acolhimento de caráter privado, não é ilegal, pois nenhuma lei aborda esta questão como se tratando de uma ilegalidade. É verdade que nenhuma legislação, aborda também , esta questão como sendo legal, portanto, ninguém lhe poderá "multar" por isso.

A meu ver, ou consegue que os idosos paguem uma boa mensalidade, ou então não compensa e andarão a "trabalhar para aquecer". Por vezes é preferível encontrar uma casa já licenciada para funcionar como lar de idosos e ter um número considerável de clientes do que optar por ter poucos ...


P.S. Não sei até que ponto deve, ou não, existir algum tipo de licença associado a este tipo de famílias, bem como os custos associados à sua emissão. Num lar de idosos existem licenças e vesturias a fazer ...

No caso de avançar com a sua ideia, depois comunique-os como se passou. Como Gerontóloga tenho interesse no assunto e saber como o mesmo se processa.

por: Soraia Martins
Não fazia ideia de que era possível acolher idosos em casa, em caráter privado. Realmente uma pessoa está sempre a aprender. Marina, depois dê-nos o feedback.

por: Prime Senior Editor
Cara Marina Bessa,

Independentemente das questões legais que possam estar associadas, existem algumas casas "particulares" que prestam cuidados a idosos, que diariamente são fiscalizadas e a quem lhe são dadas ordem de encerramento.

Para a ajudar em algumas das suas dúvidas, aconselhamos que consulte essas ordens de encerramento no site da Segurança Social, e veja os motivos subjacentes. Os passos são, no site da segurança social: "Documentos e formulários" » "Licenças e Atos".

Esperamos que esta consulta lhe possa ser útil.

Cumprimentos,

A Equipa PrimeSenior