ENTRAR
registo | recuperar palavra-passe
x
Por favor preencha o seu email
Por favor preencha a sua password
Password e/ou email inválidos
Entrar com GOOGLE
INFORMAÇÃO
1048
CONSULTOR
87
TÉCNICO AUXILIAR
EQUIPAMENTO SOCIAL
1417
SERVIÇO
4958
PRODUTO
11
EVENTO
27

Boa tarde, um lar legal tem no mínimo quantas pessoas?
por: Marina Joana Bessa
Reforço da pergunta...
A minha família está interessada em receber idosos de dia e de noite mas deseja que sejam no máximo cinco. O que é necessário fazer? Um é Enfermeiro e outra trabalha em com idosos desde muito nova.
Submter Resposta
Respostas
Total de Respostas: 7
por: Soraia Martins
Bom Dia,

O que pretendem é ser família de acolhimento? Devem dirigir-se à segurança social e manifestar esse interesse. Eles depois é que vos mandam idosos.

por: Maria João Meireles
Marina,
 
Acolher na Vossa casa? Ou em instalações próprias?

Atenção que acima de 4 idosos é considerado lar de idosos e as exigências e obrigações são as mesmas (falando em grosso modo) para um lar de 4 ou 10 idosos. É necessário fazerem as contas e ver até que ponto compensa, relação despesa - lucro ...

por: João Miguel Silva
Tenha atenção às condições da casa, nomeadamente barreiras arquitetonicas.

Tenho uma amiga que tem 3 idosos e já teve fiscalização e passou-se tudo bem. Outra tinha 4 e apanhou uma grande multa pois foi considerado lar ilegal, para além de ter tido ordem para encerrar.

Ou os idosos pagam muito bem ou então não compensa.

por: Natália Antunes
Aconselho-a a marcar uma reunião na sua delegação de Segurança Social e informar-se bem.

Em tempos tinha uma ideia parecida e quando fui à Segurança Social a técnica disse-me que as famílias de acolhimento ou eram pela Segurança Social, ou não existiam. A realidade é que se ler a legislação de família de acolhimento não existe qualquer referência às famílias de acolhimento a nível particular, mas também não existe nenhuma referência a dizer que não é permitido.

Tenho conhecimento de algumas a nível particular, que inclusivé, já foram fiscalizadas e continuaram a funcionar, já outras foram encerradas e com grandes multas a pagar.

Eu na altura preferi não arriscar, pois a intenção era ganhar dinheiro e não perder.

Quando for à Segurança Social peça que lhe dêem comprovativos, no caso de lhe dizerem que é possível, pois no futuro em caso de fiscalização poderá ser-lhe útil.

Boa sorte.

por: Lara Margarete Cardoso
Marina Joana Bessa,

De acordo com a legislação dos lares de idosos " A capacidade máxima da estrutura residencial é de 120 residentes, não podendo ser inferior a 4 residentes". Abaixo de 4 idosos não é considerado lar de idosos, mas sendo = 4 fica-se na dúvida... É certo que poderá ser uma questão de interpretação e nesse caso dependerá da pessoa que for fiscalizar, caso chegue a esse ponto ...Tendo em conta a legislação eu, no seu caso, não arriscaria a ter mais de 3 idosos (mas eu gosto de jogar pelo seguro...).

Depois importa ter em conta que a casa que vai acolher os idosos tem de ser uma casa "minimamente adaptada" e com condições de segurança.

Outra questão, também importante, é a questão de pagar os impostos sobre o valor que receber dos idosos, sendo que este valor não é todo lucro...

Quanto à possibilidade de ter idosos em casa, ou seja uma família de acolhimento de caráter privado, não é ilegal, pois nenhuma lei aborda esta questão como se tratando de uma ilegalidade. É verdade que nenhuma legislação, aborda também , esta questão como sendo legal, portanto, ninguém lhe poderá "multar" por isso.

A meu ver, ou consegue que os idosos paguem uma boa mensalidade, ou então não compensa e andarão a "trabalhar para aquecer". Por vezes é preferível encontrar uma casa já licenciada para funcionar como lar de idosos e ter um número considerável de clientes do que optar por ter poucos ...


P.S. Não sei até que ponto deve, ou não, existir algum tipo de licença associado a este tipo de famílias, bem como os custos associados à sua emissão. Num lar de idosos existem licenças e vesturias a fazer ...

No caso de avançar com a sua ideia, depois comunique-os como se passou. Como Gerontóloga tenho interesse no assunto e saber como o mesmo se processa.

por: Soraia Martins
Não fazia ideia de que era possível acolher idosos em casa, em caráter privado. Realmente uma pessoa está sempre a aprender. Marina, depois dê-nos o feedback.

por: Prime Senior Editor
Cara Marina Bessa,

Independentemente das questões legais que possam estar associadas, existem algumas casas "particulares" que prestam cuidados a idosos, que diariamente são fiscalizadas e a quem lhe são dadas ordem de encerramento.

Para a ajudar em algumas das suas dúvidas, aconselhamos que consulte essas ordens de encerramento no site da Segurança Social, e veja os motivos subjacentes. Os passos são, no site da segurança social: "Documentos e formulários" » "Licenças e Atos".

Esperamos que esta consulta lhe possa ser útil.

Cumprimentos,

A Equipa PrimeSenior