ENTRAR
registo | recuperar palavra-passe
x
Por favor preencha o seu email
Por favor preencha a sua password
Password e/ou email inválidos
Entrar com GOOGLE
0
PERGUNTA / PARTILHA
163
INFORMAÇÃO
655
EVENTO
27
VALÊNCIA
1421
SERVIÇO
4957
PRODUTO
11
CONSULTOR
88
3 Dispositivos que melhoram a segurança e a independência de pessoas idosas
Ajudar os idosos a permanecer independentes, o máximo de tempo possível, pode ser um desafio, especialmente se a pessoa idosa não entender que um dispositivo de mobilidade promove maior segurança.

Os idosos, muitas vezes, precisam de ajuda para se movimentar e os dispositivos de mobilidade, como bengalas e andarilhos, podem ajudar a mantê-los mais seguros e independentes por mais tempo.

Esta é uma questão séria pois existe uma percentagem considerável de pessoas idosas que morrem, como consequência das quedas ocorridas.

De seguida são apresentados 3 dispositivos de mobilidade que ajudam as pessoas a ficarem independentes o máximo de tempo possível, bem como mais seguros.



INFORMAÇÃO
P.S. Cadeira de Rodas

Convencer alguém a usar um dispositivo de mobilidade pode ser um desafio. Um pouco de paciência e audição podem tornar a tarefa mais simples.

Ao discutir problemas de mobilidade com pessoas idosas, é importante perceber que o medo do envelhecimento é muito real e mais vulgar do que se possa pensar. Este medo pode impedir que uma pessoa, normalmente racional, aceite a ajuda de que precisa.

Muitos idosos temem perder a sua independência. Ser informado de que eles precisam de ajuda pode ser doloroso para o orgulho deles, por isso é importante fazer uma abordagem delicada.

Em vez de confrontar abertamente a pessoa e exigir que ele faça mudanças, organize uma conversa de “coração para coração” num ambiente calmo.

Deixe-os saber que, embora precisem de ajuda para se locomoverem, continuam a ser a mesma pessoa que sempre foram.

Envelhecer com segurança é possível para muitos idosos. Os seguintes dispositivos (comuns) de mobilidade podem facilitar a locomoção dos idosos e mantê-los independentes.

1. Bengalas e andarilhos: são exemplos alguns dos dispositivos de mobilidade bastante comuns no mercado. Podem fazer toda a diferença para os indivíduos que sofrem de dores no corpo, fraqueza ou problemas de equilíbrio.

Ambos ajudam os idosos a andar com mais segurança e conforto, mantendo uma postura saudável. Além disso, existem muitos tipos diferentes bengalas e andadores.

Sobre as bengalas, poderá ser útil a leitura do post “Como escolher a bengala corrreta”, cujo link de acesso direto é « https://www.primesenior.com/_como_escolher_a_bengala_certa_2». Este post dá indicações claras sobre como escolher a bengala que melhor se adequa à pessoa idosa.

2. Elevadores de escada/ cadeiras elevatórias: subir e descer escadas várias vezes ao dia pode ser difícil para muitos idosos e, para alguns, até impossível.

Se as escadas são um desafio para a pessoa idosa, pode querer considerar a instalação de um elevador de escada em casa.

Uma cadeira elevatória é uma cadeira presa a um trilho motorizado. A pessoa fica sentada na cadeira e ela sobe e desce as escadas. Este dispositivo permite que alguém suba e desça os degraus com pouco ou nenhum esforço.

Estes elevadores de escadas podem ser instalados em escadas retas e curvas e, geralmente, podem ser personalizados para combinar com a decoração da casa.

3. Cadeiras de rodas elétricas: permite que alguém com fraqueza ou paralisia na parte inferior do corpo se desloque com facilidade e rapidez.

Antes de proceder à aquisição de um qualquer dispositivo de mobilidade, é importante que fale sobre o assunto com o médico de família, para que este dê os seus conselhos, baseado nos conhecimentos clínicos que detém da pessoa.



|Fonte: DailyCaring.com|
partilhar facebook twitter linkedin pinterest

Autor / responsável técnico / fornecedor
Prime Senior Editor
Categorias
Cuidado a idosos | Cuidadores | Grau de dependência | Envelhecimento | Gerontologia | Idosos | Independente | Produtos
Para comentar deve efetuar login ou registar-se.