ENTRAR
registo | recuperar palavra-passe
x
Por favor preencha o seu email
Por favor preencha a sua password
Password e/ou email inválidos
Entrar com GOOGLE
INFORMAÇÃO
1048
CONSULTOR
87
TÉCNICO AUXILIAR
EQUIPAMENTO SOCIAL
1417
SERVIÇO
4958
PRODUTO
11
EVENTO
27
8 Dicas essenciais para o cuidado dos pés
Com o envelhecimento existem alterações que ocorrem nos pés e os pés envelhecidos necessitam de cuidados extras.

Com o tempo, os pés achatados ficam mais largos. O acolchoamento gordo naturalmente sofre desgaste, o que deixa os ossos e as articulações dos pés mais expostos ao desgaste.

Uma lesão tão simples quanto uma bolha pode prejudicar a mobilidade, o equilíbrio e o bem-estar geral das pessoas idosas.

Manter os pés envelhecidos saudáveis significa reduzir o risco de problemas de saúde diversos, causados por problemas nos pés.


INFORMAÇÃO
P.S. pés

São apresentadas, de seguida, 8 dicas fundamentais para o cuidado dos pés.

1. Manter os pés limpos: independentemente da regularidade com que a pessoa toma banho, os pés podem ser lavados durante algum tempo e várias vezes por semana.

Uma boa higiene dos pés é fundamental para prevenir infeções fúngicas, virais e bacterianas. Em alguns casos a limpeza rotineira dos pés pode ser necessária fora do banho ou do chuveiro.

2. Hidratar os pés: a pele seca é mais propensa a rachaduras, descamação razão pela qual a hidratação é tão importante para prevenir doenças da pele, especialmente em pessoas idosas.

Loções para os pés devem ser aplicadas após os mesmos terem sido cuidadosamente lavados e secos. As loções ajudam a bloquear a humidade e ajudam a manter a pele macia e suave.

3. Aparar as unhas: manter as unhas aparadas é outro elemento importante do cuidado com os pés. Unhas encravadas podem causar dor ou intervir na marcha estável.

Aparar as unhas ou procurar especialistas para o cuidado das unhas e especializados em cuidar de pés mais velhos é crucial- os Podólogos, geralmente, oferecem esse tipo de serviços de cuidados com os pés.

Os cuidados profissionais podem ser especialmente necessários para os idosos que têm problemas de saúde que afetam seus pés, como o caso da diabetes.

4. Controlar feridas: um local comum para o desenvolvimento de escaras é nos calcanhares.

Impedir que este tipo de condição se desenvolva é crucial. Para tal não só influencia a boa higiene, como o correto posicionamento e o calçado adequado.

5. Adquirir calçado adequado: a falta de saúde dos pés da pessoa idosa pode, em grande parte, estar relacionada com o tipo de calçado usado.

Usar sapatos muito pequenos ou grandes demais pode afetar mais do que os níveis de conforto - pode causar bolhas e doenças nos pés, bem como contribuir para uma mobilidade irregular.

Em geral, o calçado deve de ser o mais confortável e os mais seguro possível e adequado ao tipo de pé da pessoa em causa.

6. Procurar aconselhamento médico quando necessário: condições comuns dos pés, como joanetes, dedos de martelo, unhas dos pés descoloridos, calos e calosidades podem parecer inofensivos.

Em muitos casos vale a pena obter uma avaliação de um podólogo para evitar mais tarde, situações mais constrangedoras, como infeções. Um especialista dos pés pode recomendar medidas conservadoras simples, como usar aparelhos auxiliares, como separadores de dedos, joelheiras e entre outros.

7. Estar atendo à dor: os pés são muitas vezes as primeiras partes do corpo a mostrar sintomas relacionados com condições como artrite, neuropatia diabética, entre outras.

Se a pessoa idosa sentir dor, formigueiro, dormência, rigidez ou inflamação nos pés ou nos tornozelos, deverá ser vista, o quanto antes, por um profissional com conhecimentos na área.

Identificar sinais de alerta precocemente, ajuda a se agir rapidamente para evitar complicações de saúde.

8. Promover a circulação: as pessoas idosas que sofrem de doenças crónicas, como diabetes, doença arterial ou condições que limitam a mobilidade, podem ter circulação reduzida nas pernas e pés. Estas condições podem contribuir para desenvolvimentos perigosos, como coágulos sanguíneos.

A circulação nos pés dos seniores pode ser melhorada com massagens nos pés ou elevando as pernas ao descansar. É crucial conversar com o médico sobre a prescrição de alguns produtos que poderão ajudar, como o caso de meias de compressão ou alguns medicamentos.



|Fonte: Dailycaring.com|
partilhar

Autor / responsável técnico / fornecedor
Prime Senior Editor
Categorias
Cuidado a idosos | Cuidadores | Demência | Grau de dependência | Envelhecimento | Gerontologia | Idosos