ENTRAR
registo | recuperar palavra-passe
x
Por favor preencha o seu email
Por favor preencha a sua password
Password e/ou email inválidos
Entrar com GOOGLE
0
PERGUNTA / PARTILHA
166
INFORMAÇÃO
758
EVENTO
27
VALÊNCIA
1422
SERVIÇO
4958
PRODUTO
18
CONSULTOR
88
Como lidar com incidentes de incontinência em idosos
Embora a incontinência seja uma condição de saúde geral comum, ela é amplamente estigmatizada. Idosos com incontinência fecal e / ou urinária podem ter dificuldades para continuar a levar uma vida ativa, devido à possibilidade de acidentes e constrangimentos. No entanto, estar preparado, usar técnicas rápidas e adequadas para cuidar da pessoa e da incontinência pode ajudar a reduzir a probabilidade de ocorrerem acidentes e embaraços, seja em casa ou na rua.


INFORMAÇÃO
P.S. Enurese

Dicas para lidar com problemas de tratamento de incontinência sênior

Enurese nos idosos
Enurese noturna (molhar a cama) é um problema comum em idosos com incontinência urinária. Os maiores desafios em torno dos episódios de incontinência noturna são garantir que cuidador e pessoa que necessita de cuidados durmam o suficiente, mantendo a limpeza e a integridade da pele, e tratar da enorme quantidade de roupa suja que esses acidentes produzem.

Primeiro, investir numa capa de colchão impermeável de alta qualidade (alguns profissionais da saúde recomendam dobrá-la para uma proteção adicional) protegerá o colchão de maus odores. Em segundo lugar, saiba que, muitas vezes, são necessárias algumas tentativas-erro para encontrar produtos para incontinência, como fraldas, que melhor contenham a urina.

Segundo, colocar reguardos absorventes e laváveis com estrado impermeável estrategicamente na cama, pode ajudar a capturar qualquer excesso em caso de vazamentos acontecerem. Por fim, ter bastante roupa de cama limpa e almofadas à mão, pode tornar a limpeza após um incidente mais rápida e eficiente.

Troca de fralda
Lidar com o desperdício humano nunca é uma experiência agradável, mas é algo que deve ser feito com muito tato, para manter a dignidade da pessoa idosa. Uma coisa é permanecer otimista e respeitosa, mas muitos cuidadores são incapazes de controlar os reflexos naturais (tosse, engasgos, vómitos, etc.) que podem surgir ao lidar com essas tarefas odoríferas.

A verdade é que alguns cuidadores simplesmente não conseguem superar esse aspeto do cuidado prático. Assim como os problemas de incontinência, geralmente, estão fora do controlo de uma pessoa, as reações à urina, e especialmente às fezes, podem ser igualmente incontroláveis pelos cuidadores. Muitos cuidadores consideram os cuidados com a incontinência como a linha de cuidados que eles simplesmente não conseguem atravessar. O agravamento da incontinência, geralmente, é o que estimula as famílias a contratar cuidados profissionais.

Acidentes públicos
Infelizmente, acidentes acontecem. Isso é especialmente verdade durante o início da incontinência, quando tanto o idoso como o cuidador não estão a prever esses incómodos e novos sintomas. Novos episódios de acidentes devem ser imediatamente discutidos com um médico, para descartar quaisquer outros problemas de saúde subjacentes e discutir as opções de tratamento.

No entanto, mesmo que um idoso esteja a usar uma fralda geriátrica, a sua roupa pode ficar suja. Se planeia sair com um idoso que é incontinente, certifique-se de levar sempre uma bolsa de “plano b”. Isso deve incluir produtos sanitários como lenços e creme para barreiras, uma troca completa de roupas (ocasionalmente, um novo par de meias e sapatos também pode ser necessário) e um saco plástico para conter as roupas sujas até chegar em casa. Se estiver por perto, pode ser mais sensato ocultar as roupas sujas (um casaco estrategicamente amarrada na cintura pode ajudar a preservar sua dignidade) e ir direto para casa.

Às vezes os idosos não percebem que houve um acidente urinário, e pode ser doloroso apontar para o idoso, derivado ao que aconteceu. Garantir que o cuidador está preparado para lidar com a situação, caso ela surja, ser sempre sensível e respeitar seus sentimentos, ajudará a resolver o problema, com um mínimo de constrangimento. Se eles perceberem que está calmo e bem equipado, é menos provável que eles se preocupem.

Mudar uma fralda a um idoso em WC público
Se leva uma pessoa idosa incontinente para um longo passeio de carro ou em uma longa viagem de um dia, pode-se deparar com a tarefa de trocar uma fralda num WC público. A primeira coisa que deverá fazer é proteger a intimidade da pessoa, e nesse caso, usar um WC para pessoas portadoras de deficiência é uma situação viável. Isso lhe dará a quantidade máxima de espaço e privacidade.

A parte mais complicada das mudanças dos produtos para incontinência em público é que, geralmente, exigem a remoção total do calçado e peças de roupa inferior. Despir e vestir um idoso com pouco equilíbrio e coordenação num WC público está longe de ser o ideal. Para tentar fugir a estes constrangimentos, tentar usar fraldas de incontinência com abas ajustáveis nas laterais durante os passeios, é uma solução. Ao contrário das fralda-cueca, a sua substituição não exige a remoção dos sapatos nem das calças. A fralda suja pode ser desabotoada em cada quadril e deslizada entre as pernas de um idoso e uma nova pode ser facilmente colocada no lugar e presa após a limpeza.

É claro que os sacos “plano B” sempre são uma necessidade, mesmo nos passeios mais curtos, mas levar alguns lenços antibacterianos extras, fraldas geriátricas, toalhitas húmidas e sacos de lixo descartáveis pode ajudá-lo a se sentir um pouco mais confortável, lidando com uma tarefa tão delicada, em condições insalubres. Nos casos em que precisar de remover o calçado e roupa da parte inferior de um idoso, certifique-se de que eles usam barras de apoio para maior estabilidade e para evitar quedas.



|Fonte: Agingcare.com|
2 comentários
partilhar facebook twitter linkedin pinterest

Autor / responsável técnico / fornecedor
Prime Senior Editor
Categorias
Bem-estar | Incontinência fecal | Incontinência urinária | Incontinência | Problemas | Cuidado a idosos | Cuidados | Cuidadores | Envelhecimento | Gerontologia | Idosos
Para comentar deve efetuar login ou registar-se.
Comentários
Mudar a fralda num WC público é um verdadeiro drama... então naqueles que apenas cabe uma pessoa lá dentro é uma verdadeira ginastica, Ninguem se lembra desses pormenores quando estão a construir e agora todos levam com as consequências.
por: Ludovina Santos

Na cama. os resguardos costumam ser um bom aliado. Têm é que estar bem posicionados, claro.
por: Catarina Pereira