Os idosos provavelmente não são o primeiro grupo que vem à mente quando as pessoas pensam sobre a realidade virtual. A RV é considerada de alta tecnologia e divertida e é frequentemente associada a públicos mais jovens. Com os avanços no design de aplicativos móveis , o mundo on-line está mais fácil do que nunca para os idosos acessarem. À medida que se acostumam a usar a tecnologia básica, como dispositivos móveis, a avenida se abre para eles se adaptarem a ainda mais inovações, como o hardware de RV.
Além de ser algo que é apenas para diversão e entretenimento, a RV está começando a se mostrar promissora como uma tecnologia que pode melhorar a qualidade de vida dos idosos. Um problema para muitos adultos mais velhos é sua capacidade de sair e experimentar o mundo. À medida que envelhecemos, a mobilidade pode se tornar um problema e, para alguns idosos, isso significa que o mundo deles diminui consideravelmente. Os adultos mais velhos podem não conseguir viajar como antigamente, o que pode levá-los a perder muitas experiências.
A realidade virtual está provando ser uma ferramenta que pode resolver esse problema em algum grau. Com a RV, os idosos podem ir a locais exóticos, participar de eventos esportivos ou concertos, visitar lugares significativos do passado ou experimentar eventos familiares que, de outra forma, poderiam perder.