ENTRAR
registo | recuperar palavra-passe
x
Por favor preencha o seu email
Por favor preencha a sua password
Password e/ou email inválidos
Entrar com GOOGLE
0
PERGUNTA / PARTILHA
168
INFORMAÇÃO
1019
EVENTO
28
VALÊNCIA
1419
SERVIÇO
4959
PRODUTO
19
CONSULTOR
88
Tratando a artrite: como parar a dor nas articulações?
A artrite é um distúrbio articular que apresenta inflamação, frequentemente, acompanhada de dor nas articulações. Mas o tratamento da artrite é possível!

Existem mais de 100 tipos de artrite. Os sintomas comuns de inflamação, dor e rigidez da artrite, geralmente, são causados por artrite degenerativa (osteoartrite). Outros tipos de artrite incluem artrite reumatoide e gota. Independentemente do tipo de artrite que a pessoa tenha, é necessário um diagnóstico preciso, antes que o médico possa recomendar um programa de tratamento.

Embora não exista cura para a maioria das formas de artrite, existem muitas opções para o tratamento da mesma. A escolha do tratamento da artrite depende do tipo de artrite, da gravidade dos sintomas, da saúde geral do paciente entre outros fatores.

Com o tempo, a pessoa pode ter que tentar vários tratamentos e medicamentos diferentes. No entanto, encontrar o melhor tratamento pode ser um processo longo, porque envolve tentativa-erro até que o tratamento correto seja encontrado.

Cada tipo de artrite é tratado de maneira um pouco diferente, mas existem alguns tratamentos comuns para a artrite. Descansar, exercitar-se, seguir uma dieta saudável e equilibrada e aprender a maneira correta de usar e proteger as articulações, são essenciais para viver com qualquer tipo de artrite.


INFORMAÇÃO
P.S. Artrite

Calor e frio
Algumas pessoas encontram alívio ao aplicar calor ou frio, ou ambos, sequencialmente. Aplique calor ou frio em intervalos de 15 minutos de cada vez. Para o calor, use toalhas quentes, compressas quentes, água quente ou garrafas de água quente.

Para pessoas que têm rigidez matinal, usar uma almofada de aquecimento antes de se levantar pode ajudar. Ou tomar um banho quente quando saírem da cama.

O frio ajuda a entorpecer a área dolorosa e a ajudar nas articulações especialmente doloridas e inchadas. Use um bloco de gelo (vendido em farmácias e supermercados), ou um saco de gelo. Tenha em mente que o gelo nunca deve de estar em contato direto com a pele.

Evitar o stress excessivo nas articulações
Algumas ajudas técnicas podem facilitar as tarefas a realizar. Suporte para talheres, pega para pratos, abre latas, barras de apoio em locais específicos, roupa com fecho ou velcro (…) são alguns exemplos.

Medicação
Existem alguns medicamentos que podem ajudar com a dor e o inchaço.

Seja qual for o tipo de medicamento, deve sempre, ser prescrito pelo médico. Alguns efeitos colaterais de alguns medicamentos, podem ter consequências devastadoras.

Cremes de venda livre
Para a dor leve na artrite, alguns cremes de venda livre podem ajudar a aliviar, temporariamente, a dor. Eles geralmente têm uma combinação de ingredientes que quando aplicados à pele, esses cremes “estagnam” um neurotransmissor da dor chamado substância P. Isso dessensibiliza temporariamente a área à dor. O alívio desses cremes é temporário e o produto deve ser reaplicado regularmente.

Exercício
O exercício é um dos melhores tratamentos para a artrite. Pode diminuir a dor e aumentar a flexibilidade. O exercício diário, como caminhar ou nadar, ajuda a manter as articulações em movimento, diminui a dor e fortalece os músculos ao redor das articulações.

Uma rotina de exercícios completa para pessoas com artrite inclui:
  • Exercícios de amplitude de movimento, como dançar, aliviam a rigidez, mantêm a flexibilidade e ajudam a manter as pessoas em movimento;
  • Exercícios de fortalecimento, como o treino com pesos, mantêm ou aumentam a força muscular. Músculos fortes apoiam e protegem as articulações;
  • Exercícios aeróbicos ou de resistência, como andar de bicicleta, tornam o coração e as artérias mais saudáveis, ajudam a prevenir o ganho de peso e melhoram o funcionamento geral do corpo. O exercício aeróbico também pode diminuir o inchaço em algumas articulações.

Perda de peso
O excesso de peso coloca mais pressão nas articulações, causando mais dor. É por isso que perder peso pode ajudar e é outra razão pela qual o exercício é importante para pacientes com artrite.

Calçado
Os pés são mais suscetíveis à artrite do que outras partes do corpo, porque cada pé tem 33 articulações que podem ser atingidas. A colocação de cunhas ou palmilhas nos sapatos pode reduzir a dor nos joelhos durante a caminhada. As cunhas na parte inferior ou na sola do sapato alteram a marcha para reduzir as forças transmitidas à articulação do joelho. Cunhas e palmilhas podem ser compradas na maioria das farmácias ou supermercados.

Quanto mais suporte um sapato tiver, mais ele protegerá as articulações e fornecerá absorção de choque. Evite estilos como mules ou os chinelos, que não oferecem suporte. Procure também as solas de borracha, pois elas oferecem mais amortecimento.

Cirurgia
O seu médico pode sugerir a cirurgia quando os danos nas articulações do idoso se tornarem incapacitantes ou quando outros tratamentos não ajudarem com a dor. Os cirurgiões podem reparar ou substituir essas articulações por artificiais. Nas operações mais comuns, os médicos substituem os quadris e os joelhos.

Falar com o profissional de saúde
O mais importante é não tomar como certo que a dor e a artrite, em pessoas idosos, fazem parte do envelhecimento normal. Idosos, cuidadores e profissionais de saúde, juntos, podem trabalhar no sentido de diminuir, com segurança, a dor e a rigidez que podem estar a incomodar e evitar danos mais graves às articulações.



|Fonte: Agingcare.com|
partilhar facebook twitter linkedin pinterest

Autor / responsável técnico / fornecedor
Prime Senior Editor
Categorias
Ajudas Técnicas | Bem-estar | Avaliação geriátrica | Artrite | Problemas | Cuidado a idosos | Cuidados | Cuidadores | Envelhecimento | Gerontologia | Idosos
Para comentar deve efetuar login ou registar-se.