ENTRAR
registo | recuperar palavra-passe
x
Por favor preencha o seu email
Por favor preencha a sua password
Password e/ou email inválidos
Entrar com GOOGLE
INFORMAÇÃO
1048
CONSULTOR
87
TÉCNICO AUXILIAR
EQUIPAMENTO SOCIAL
1417
SERVIÇO
4958
PRODUTO
11
EVENTO
27
Vacina contra a gripe – 5 razões que justificam a sua toma
Evite doenças graves em idosos com vacina contra a gripe. Infelizmente, os idosos e cuidadores são dois dos grupos de pessoas com maior risco.

Tomar uma vacina contra a gripe é uma maneira rápida e simples de reduzir significativamente o risco de ficar doente, bem como a intensidade da gripe, no caso de a contrair.

São apresentadas de seguida 5 razões pelas quais uma vacina contra a gripe é importante, quer em idosos, quer nos seus cuidadores.


INFORMAÇÃO
P.S. Picada

Sobre a vacina contra a gripe …

A vacina da gripe é constituída por vírus inativos, que provocam a produção de anticorpos, uma reação normal do sistema imunitário de pessoas saudáveis para tentar eliminar um “invasor" causador de doença. Em caso de ataque posterior por germes patogénicos ativos, as defesas da pessoa reconhecem o "inimigo" e neutralizam-no.

A vacina é relativamente segura. As reações adversas são localizadas e transitórias. Dor, vermelhidão e ligeiro inchaço no local da picada são os principais efeitos secundários. Também pode causar dores de cabeça e febre. Estes problemas desaparecem passado pouco tempo.

5 razões pelas quais uma vacina contra a gripe para idosos é tão importante

1. Idosos e cuidadores correm maior risco de ter gripe - durante o tempo frio duas das populações de maior risco de ter gripe são os idosos e os seus cuidadores.

Os idosos são vulneráveis à gripe porque o seu sistema imunológico está mais fraco, devido à idade e aparecimento de doenças crónicas. Para os cuidadores, o stress crónico de cuidar de um idoso prejudica o sistema imunológico.

Uma vacina contra a gripe para idosos protege-os contra doenças graves e complicações. Quando se toma uma vacina contra a gripe, está-se a diminuir o risco de ficar doente e infetar terceiros.

2. A gripe apresenta-se como um sério risco para a saúde dos idosos - em pessoas idosas, a gripe pode evoluir rapidamente para uma doença grave e pode causar a morte.

De fato, 70 a 85% das mortes relacionadas com gripe e 54 a 70% das hospitalizações relacionadas também com gripe, ocorrem em pessoas com 65 anos ou mais.

3. Tomar a vacina contra a gripe reduz o risco e a gravidade da gripe - mesmo que a vacina contra a gripe não seja 100% eficaz, é importante tomá-la. Pesquisas mostram que se uma pessoa vacinada contrair a gripe, esta manifestar-se-á de forma mais leve

Muitos dos idosos que recebem a vacina contra a gripe reduzem em 50% o risco de serem hospitalizados devido à gripe.

4. A vacina contra a gripe é gratuita - em Portugal Algumas pessoas têm direito à vacina da gripe. Basta dirigirem-se aos centros de saúde para a receberem gratuitamente, sem necessidade de receita médica. Os beneficiários desta medida são os:
  • cidadãos com 65 anos ou mais;
  • residentes em instituições. Por exemplo, em estruturas residenciais para pessoas idosas, lares de apoio, lares residenciais e centros de acolhimento temporário. Crianças e adolescentes com doenças crónicas que permaneçam em instituições também;
  • doentes integrados na rede de cuidados continuados, doentes que aguardam transplante ou a fazer quimioterapia;
  • pessoas apoiadas no domicílio pelos Serviços de Apoio Domiciliário com acordo de cooperação com a Segurança Social ou Misericórdias Portuguesa e pelas equipas de enfermagem das unidades funcionais prestadoras de cuidados de saúde ou com apoio domiciliário dos hospitais;
  • doentes internados em unidades de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central ou em hospitais do Serviço Nacional de Saúde que apresentem patologias crónicas e condições para as quais se recomenda a vacina;
  • profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde com recomendação para serem vacinados;
  • guardas prisionais e reclusos;
  • portadores de trissomia 21, fibrose quística, doença neuromuscular, défice de alfa-1 antitripsina, diabetes mellitus e doença do interstício pulmonar sob terapêutica imunosupressora;
  • pessoas que fazem diálise;
  • bombeiros com recomendação para serem vacinados.

Os cuidadores de idosos poderão ser abrangidos, mas necessitam que o médico de família lhes prescreva a mesma.

5. Proteger contra complicações mortais da gripe - uma forma grave de pneumonia é uma complicação comum e mortal da gripe.

Além da vacina contra a gripe, pessoas com 65 anos ou mais, fumadores e portadores de diabetes ou problemas pulmonares devem receber uma vacina contra o pneumococo.

A vacina antipneumocócica não é necessária todos os anos, portanto, é importante aconselhar-se com o médico de família, sobre a necessidade ou não da toma.



|Fonte: Dailycaring.com|

partilhar

Autor / responsável técnico / fornecedor
Prime Senior Editor
Categorias
Apoio da Comunidade | Cuidado a idosos | Cuidadores | Envelhecimento | Gerontologia | Idosos