PS_conversa

Como começar uma conversa com os meus pais sobre a mudança para um lar de idosos?

0.00 (0)

Os meus pais vivem na casa deles, com 79 e 82 anos. Ainda que se apresentem relativamente bem, pelo menos aos meus olhos, vivem a cerca de 100 km de mim e não consigo dar-lhes apoio. Tenho receio que alguma coisa lhes aconteça, pois ele sempre foi advogado e ela professora universitária e as reformas deles são elevadas, face à média. Receio que alguém lhes faça mal por dinheiro ... Não tenho condições habitacionais na minha casa para os acolher e começo a ter cada vez mais certeza que eles deveriam ir para um lar de idosos. O meu problema é que tenho receio da reação deles, como os deverei abordar?

Sair da casa onde sempre se viveram, ou onde se sentem bem, para um local com várias pessoas e com regras definidas não é uma mudança fácil, portanto, deverá ser um assunto a abordar de forma gradual, pois geralmente gera angústia e negação aos idosos.

Comece por falar com eles acerca das suas preocupações de segurança essencialmente, sem que lhes dê a solução que lhe parece ser a mais viável, vá apenas conversando sobre o assunto. Deixe eles "amadurecerem" as suas preocupações sem que seja necessário estar sempre a falar sobre elas o tempo todo. Deixe passar uns dias ou semanas e fale de pessoas que eles conhecem que foram para instituições e estão a adaptar-se bem. Veja a reação deles. Se for "pacífica" pode continuar a avançar na conversa e uns dias/semanas depois perguntar o que eles pensam sobre ir para um lar de idosos (atualmente designado por ERPI). Caso eles comecem em "negação" quando abordar o assunto de pessoas que eles conhecem que estão em instituições, aconselha-se a que não progrida na conversa e que continue a abordar as suas inquietações.

Tente, sempre que possível, que eles se sintam à vontade para se expressarem livremente, de modo a que perceba quais são as suas inquietações em relação à institucionalização.

Uma solução que geralmente funciona bem, é ser um líder religioso a abordar o assunto, pois devido à crença na igreja, geralmente faz com que pensem no assunto "com outros olhos".

Não existem respostas "receita" a seguir, pois cada caso é um caso. Mas uma abordagem gradual é a melhor solução.

Importa não esquecer que a institucionalização de qualquer pessoa deve ser feita com o seu consentimento, caso contrário pode ser considerado crime. Sobre este assunto aconselha-se a leitura dos posts "A quem compete decidir sobre institucionalizar uma pessoa idosa?", cujo link de acesso direto é: «https://www.primesenior.com/_a_quem_compete_decidir_sobre_institucionalizar_uma_pessoa_idosa» e "É considerado crime colocar uma pessoa num lar, sem que essa seja a sua vontade?", cujo link de acesso direto é: «https://www.primesenior.com/_e_considerado_crime_colocar_uma_pessoa_num_lar_sem_que_essa_seja_a_sua_vontade».

Autor
Prime Senior - Departamento de conteúdos
Categorias
ValenciasFamiliarEnvelhecimentoIdososERPI - Estrutura residencial para idosos

Para comentar ou responder, você deve efetuar o login ou registrar-se.